sexta-feira, 31 de julho de 2009

A JUVENTUDE É UMA BANDA NUMA PROPAGANDA DE REFRIGERANTES


Vou continuar ao som dos Engenheiros do Hawaii, banda que ouço muito, e que, injustamente, esqueci de citar no meu TOP 5 de bandas brasileiras quando fui perguntada outro dia.
Engenheiros do Hawaii é uma banda brasileira de rock and roll, formada em 1985 na cidade de Porto Alegre, que alcançou grande popularidade com suas canções irônicas e críticas. O vocalista Humberto Gessinger é o único integrante original a permanecer no grupo até hoje.
No ano de 2008, após shows pelo Brasil inteiro, a banda termina a turnê acústica, começada em 23 de julho de 2004 com o lançamento do Acústico MTV.
Junto com a turnê terminam, pelo menos temporariamente, as atividades dos Engenheiros do Hawaii. O vocalista e líder da banda, Humberto Gessinger declarou no site oficial da banda que os planos de retorno da banda são somente no ano de 2010, quando serão comemorados os 25 anos dos Engenheiros.
Neste intervalo, Gessinger se dedicará ao Pouca Vogal, parceria com Duca Leindecker, vocalista do Cidadão Quem. Juntos eles cantam novas baladas e grandes sucessos de suas bandas.
Não nego que prefiro o som mais antigo dos Engenheiros, até desconheço muitas músicas dos álbuns mais recentes. Mas a banda tem uma obra eternamente atual e marcante, que toca diretamente no coração dos jovens de hoje, de ontem e de sempre. Particularmente, acho a linguagem deles diferenciada. Abaixo, a letra de Piano Bar, alguns vídeos das minhas músicas prediletas e a discografia da banda:



Piano Bar
Engenheiros do Hawaii
Composição: Humberto Gessinger



O que você me pede eu não posso fazer

Assim você me perde, eu perco você

Como um barco perde o rumo

Como uma árvore no outono perde a cor.


O que você não pode, eu não vou te pedir.

O que você não quer, eu não quero insistir.

Diga a verdade, doa a quem doer.

Doe sangue e me dê seu telefone.


Todos os dias eu venho ao mesmo lugar,

Às vezes fica longe, impossível de encontrar

Mas, quando o Bourbon é bom

Toda noite é noite de luar.


No táxi que me trouxe até aqui Willie Nelson me dava razão,

As últimas do esporte, hora certa, crime e religião.

Na verdade 'nada' é uma palavra esperando tradução.


Toda vez que falta luz,

Toda vez que algo nos falta

O invisível nos salta aos olhos,

Um salto no escuro da piscina.


O fogo ilumina muito por muito pouco tempo

Em muito pouco tempo, o fogo apaga tudo.

Tudo um dia vira luz.

Toda vez que falta luz

O invisível nos salta aos olhos.


Ontem à noite, eu conheci uma guria

Já era tarde, era quase dia.

Era o princípio num precipício.

Era o meu corpo que caía.


Ontem à noite, a noite tava fria

Tudo queimava, mais nada aquecia.

Ela apareceu, parecia tão sozinha.

Parecia que era minha aquela solidão.


Eu conheci uma guria que eu já conhecia

de outros carnavais com outras fantasias

Ela apareceu, parecia tão sozinha.

Parecia que era minha aquela solidão.



Pra Ser Sincero (DVD 10.000 Destinos)

Era Um Garoto (Acústico MTV)

Infinita Highway (Acústico MTV)

Toda Forma De Poder (Palace, 1990)

Terra de Gigantes/Números (Acústico MTV)

Novos Horizontes/Alívio Imediato (DVD Nosovs Horizontes)

Somos Quem Podemos Ser (Acústico MTV)

A Promessa (DVD 10.000 Destinos, MTV)

Piano Bar
O Papa é Pop (Acústico MTV)



DISCOGRAFIA



Longe Demais das Capitais
Ano: 1986
Sucessos: "Toda Forma de Poder","Sopa de Letrinhas","Segurança","Longe Demais das Capitais"


A Revolta dos Dândis
Ano: 1987
Sucessos: "A Revolta dos Dândis I","Terra de Gigantes", "Infinita Highway", "Refrão de Bolero", "A Revolta dos Dândis II"


Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém
Ano: 1988
Sucessos: "Ouça O Que Eu Digo: Não Ouça Ninguém", "Somos Quem Podemos Ser", "A Verdade A Ver Navios"


Alívio Imediato
Ano: 1989
Sucessos: "Nau À Deriva", "Alívio Imediato"


O Papa é Pop
Ano: 1990
Sucessos: "Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones", "O Papa É Pop", "O Exército de Um Homem Só I", "Pra Ser Sincero", "Perfeita Simetria"


Várias Variáveis
Ano: 1991
Sucessos: "Herdeiro da Pampa Pobre", "Piano Bar", "Muros e Grades", "Ando Só",


Gessinger, Licks & Maltz
Ano 1992
Sucessos: "Ninguém = Ninguém", "Parabólica", "Até Quando Você Vai Ficar?", "A Conquista do Espaço"


Filmes de Guerra, Canções de Amor
Ano: 1993
Sucessos: "Realidade Virtual", "Mapas do Acaso", "Quanto Vale a Vida?", "Crônica (Ao Vivo)", "O Exército de Um Homem Só (Orquestrado)"


Simples de Coração
Ano: 1995
Sucessos: "A Promessa", "A Perigo", "Simples de Coração"


Humberto Gessinger Trio
Ano: 1996
Sucessos: "O Preço", "Freud Flinstone", "Vida Real"


Minuano
Ano: 1997
Sucessos: "A Montanha", "Alucinação"


!Tchau Radar!
Ano: 1999
Sucessos: "Eu Que Não Amo Você", "Negro Amor", "O Olho do Furacão"


10.000 Destinos (Ao Vivo)
Ano: 2000
Sucessos: "Números", "Rádio Pirata"


10.001 Destinos (Ao Vivo)
Ano: 2001
Sucesso: "Novos Horizontes"


Surfando Karmas & Dna
Ano: 2002
Sucessos: "Surfando Karmas & DNA", "3ª do Plural"


Dançando no Campo Minado
Ano: 2003
Sucessos: "Até O Fim", "Na Veia", "Dom Quixote"


Acústico MTV
Ano: 2004
Sucessos: "Vida Real (Acústico)", "Armas Químicas e Poemas (Inédita e Acústica)"


Novos Horizontes
Ano: 2007
Sucessos: " Guantánamo", "Vertical", "Luz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário