terça-feira, 4 de agosto de 2009

¿HABLAS ESPAÑOL?


Em breve, alunos de escolas públicas brasileiras também serão capazes de "hablar español", graças a acordo para promover o ensino do idioma no país, celebrado nesta terça-feira, dia 4, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pela presidente do Instituto Cervantes da Espanha, Carmen Caffarel. A carta de intenções, assinada na presença da vice-presidente da Espanha, Maria Teresa de la Vega, tem o objetivo de promover o ensino da língua espanhola no Brasil por meio da educação a distância. O Instituto Cervantes, centro de ensino com sede na Espanha, com nove filiais no Brasil, será responsável por formar professores brasileiros e tornar disponíveis recursos didáticos e técnicos para o ensino do espanhol nas escolas públicas.
Demorou! O espanhol é a segunda língua nativa mais falada no mundo e a primeira mais falada nas Américas.
Eu sou fã desse idioma, na minha opinião, não há outro mais charmoso. Em qualquer parte do mundo onde você vá, não há como não praticá-lo. E acaba sendo sempre uma segunda opção, quando o inglês dá aquela "empacada". Minha amiga colombiana Leandra e minha "família argentina" me ajudam muito com a prática. No meu caso é um prazer, mas o mercado de trabalho nos diz que saber falar bem esse idioma é muito mais que isso, é um diferencial. Não entendo como até hoje não aprendemos espanhol desde crianças, na escola, assim como o nosso idioma. Geograficamente falando, nós é que somos os estranhos no ninho, falando português. Então temos que nos virar, o espanhol é mais que necessário para nós brasileiros. E esse investimento do governo, embora tardio, é muito bem vindo. Espero que funcione mais do que as aulas de inglês do ensino público, onde os alunos só aprendem a conjugar o verbo to be.


Abaixo letra e vídeo de uma música em espanhol que gosto muito, da banda mexicana Maná:



Si No Te Hubieras Ido

Maná

Composição: Osvaldo Cuenca Ocampo



Te extraño más que nunca y no se que hacer

despierto y te recuerdo al amanecer

me espera otro dia por vivir sin ti

el espejo no miente me veo tan diferente

me haces falta tú.


La gente pasa y pasa siempre tan igual

el ritmo de la vida me parece mal

era tan diferente cuando estabas tú

sé que era diferente cuando estabas tu.


No hay nada mas difícil que vivir sin ti

sufriendo en la espera de verte llegar

el frío de mi cuerpo pregunta por ti

y ¿no se dónde estás?

si no te hubieras ido seria tan feliz


La gente pasa y pasa siempre tan igual

el ritmo de la vida me parece mal

era tan diferente cuando estabas tú

sé que era diferente cuando estabas tú



Um comentário: