domingo, 30 de janeiro de 2011

QUANDO O AMOR ACABA X SIM, VOCÊ TEM O DIREITO DE SER FELIZ


Atualmente é raro ver um homem expressar-se tão aberta e objetivamente quando o assunto é relacionamento e/ou sentimento. Achei muito interessante o blog do Felipe Machado, dando testemunhos e opiniões sobre vários temas cotidianos, inclusive sobre os quais a maioria dos homens detestariam refletir ou falar. As mulheres agradecem, Felipe.
Abaixo seguem dois posts que se complementam e se desafiam, ao mesmo tempo. Juntando os dois, temos um amontoado de questões ao término da leitura, onde cada leitor(a) tira suas próprias conclusões, com base em suas próprias experiências, instigados(as) à reflexão por textos despretensiosos e muito bem escritos. Adorei! E não sou a única. Um blog para acessar com mais frequência. (http://blogs.estadao.com.br/felipe-machado/)


QUANDO O AMOR ACABA
"De repente, a mulher tão familiar que está na frente dele do outro lado da mesa do restaurante se transforma numa desconhecida. Em um estalo de dedos, anos de convivência se apagam completamente, como se um gigante tivesse passado uma borracha no álbum de fotos criado pela memória dos dois. O rosto dela lembra vagamente alguém que ele conheceu há muito, muito tempo, mas aquela pessoa já não está mais ali. Se clones humanos existissem, a pessoa do outro lado da mesa do restaurante certamente seria um deles.
O mal-estar é recíproco, mas de natureza diferente. Ao contrário dele, ela sabe muito bem quem está na sua frente – bem até demais. Ela sabe que o que está sendo prometido nunca será cumprido; sabe também que a voz dele diz uma coisa, mas a realidade do cotidiano diz outra. Se houvesse uma máquina capaz de traduzir a alma desse homem, aí talvez ela pudesse acreditar no que ele está dizendo. Nessa noite, porém, as palavras soam mais uma vez como sons sem sentido, frios como os copos intactos sobre a mesa do restaurante.
Dizem que as mulheres se casam imaginando que vão mudar os homens; os homens se casam acreditando que as mulheres não vão mudar. Mas a verdade é que as coisas mudam, mas as pessoas, não. Por que, então, esses dois insistiram tanto tempo e esforço no amor? Porque é da natureza humana. Porque é da inevitável e desumana natureza humana.
Ao contrário do que dizem os poetas, amor acaba, sim. Não há nada de romântico nisso, apenas uma verdade pragmática e palpável. Se você tem apenas um copo d’água para beber, é bom saciar a sede antes do copo ficar vazio. Às vezes apenas esse copo é suficiente, mas há ocasiões em que nem todos os mares do mundo podem acalmar seu coração.
Então é isso. Fim.
Quando o amor acaba, o monstro que estava escondido debaixo do tapete da sala acorda e domina rapidamente o apartamento. Frases que nunca deveriam ter sido sequer pensadas são pronunciadas com a determinação dos carrascos. Não se pode atravessar uma ponte que foi queimada; com as palavras acontece a mesma coisa.
Agora os dois se olham e sabem que não têm mais o que fazer. Dentro deles há uma dor contínua, uma tristeza que sai pelos olhos. Os dois corações estão vazios, porque no lugar daquele amor todo agora não existe nada. E a vida segue assim, imperfeita."


Em contrapartida...



SIM, VOCÊ TEM O DIREITO DE SER FELIZ
"Antigamente, o amor era para sempre. Ou, pelo menos, era o que parecia. Os jovens casaizinhos mal se conheciam e já iam para o altar, oficializando uma relação que sobreviveria à saúde e à doença, à riqueza e à pobreza, aos sorrisos e problemas.
Os relacionamentos eram mais sólidos naquela época? O casamento se tornou uma instituição falida, como dizem os críticos?
É claro que não. É bom lembrar que alguns casamentos duravam apenas por conveniência, necessidade, interesse. Mas não é disso que trata este texto.
No passado o casamento também durava ‘até que a morte os separe’ porque a sociedade não aceitava um casal separado. As leis eram diferentes, a mentalidade era diferente. E não podemos nos esquecer os milhões de casais hoje em dia que estão casados e permanecerão assim, felizes para sempre. Também não é sobre isso que trata este texto.
Um amigo que pensava em se separar desabafou comigo: ‘afinal, eu tenho o direito de ser feliz’. Fiquei com isso na cabeça e não consegui entender por quê. Afinal, ele tinha razão, as pessoas têm o direito de serem felizes. Mas algo ali me incomodou.
Daí eu entendi: hoje em dia, a busca pela felicidade é usada como desculpa para satisfazer o egoísmo.
‘Querer ser feliz’ parece justificar qualquer atitude unilateral, como se a felicidade fosse um lugar para onde a gente vai quando tudo dá errado. Todo mundo tem o direito de ser feliz, não é essa a questão. Mas parece que a busca pela felicidade é usada como máscara para quem não quer encarar os verdadeiros problemas e prefere fugir. Em vez de conversar e chegar a um acordo, é mais fácil fugir para ‘ser feliz’ em outro lugar.
Abandonamos tudo para curar a insatisfação. Será que a busca desesperada por essa nova vida, ‘feliz’, não significa que o problema está, no fundo, dentro de você? Por que a infelicidade é sempre culpa do outro?
Ninguém gosta de admitir que é egoísta. É mais fácil dizer que ‘tem o direito de ser feliz’, porque daí ninguém pode falar nada contra isso. Não esqueça de completar a frase com “a vida é minha, faço o que quiser’, se alguém se arriscar a vir com palpites.
Ser feliz é um direito. Se a sua vida está ruim, você não tem apenas o direito, mas o dever de mudá-la. Mas a felicidade não está em nenhum lugar específico: ela é apenas uma palavra, uma ideia. A verdadeira felicidade não estará no destino final da sua busca – ela estará espalhada pelo caminho. Isso vale para tudo, não só para relacionamentos infelizes. E é disso que trata esse texto."

Felipe Machado - Palavra de Homem

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CARTAS PARA JULIETA


A maior história romântica já contada.... é a sua!

Bela história, belo cenário, belo filme!




domingo, 23 de janeiro de 2011

sábado, 22 de janeiro de 2011

O RE-ENCONTRO COM A GALERA DE SOROCABA

Depois de uma semana super, mega, ultra estressante, eis que me sobra tempo para postar as fotos do último final de semana, numa chácara show de bola próxima à Sorocity, cidade natal dos nossos mais novos amigos. O bronze está aqui para confirmar que demos muita sorte com o tempo.



















domingo, 9 de janeiro de 2011

TALENTO NÃO SE DISCUTE

Tão jovem e tão talentoso. Que o sucesso esteja com ele.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

REVEILLON - CAMPING CABREÚVA

Uma virada de ano inesquecível. Sem preocupações, sem congestionamentos ou transtornos. Sem noção de tempo e sem conexão com o mundo fora do camping. De bônus, conhecemos uma galera muito gente fina de Sorocaba e uma família muito louca de Limeira, vizinhos de chalé e certamente amigos que virão para ficar. Que 2011 venha mesmo trazendo o novo e deixando para trás tudo o que começou, acabou e ficou em 2010. Que tragamos conosco apenas o aprendizado das experiências vividas e as pessoas verdadeiramente importantes.
Agora, sobre o camping... eu recomendo. Se você quer esquecer e ser esquecido, sem morrer de tédio e tendo a oportunidade de conhecer belas paisagens e pessoas na mesma sintonia, este é um bom lugar.

"Da mata nada se tira,


a não ser fotografias;


nada se deixa,


a não ser pegadas;


nada se mata,


a não ser o tempo."